Com o conteúdo sendo gerado e disseminado, nos mais variados ambientes digitais, é chegado o momento de mensurar os resultados obtidos através das métricas. Essas ferramentas são extremamente uteis no Marketing de Conteúdo por serem capazes de produzirem informações específicas sobre o comportamento dos usuários podendo revelar desde taxas de abertura de e-mails e cliques em posts até nos índices de rejeição e cancelamento.
É por meio da mensuração que vamos descobrir o que está funcionando e o que não está, e assim fazer as correções de percurso
A partir das informações elaboradas por essas ferramentas é possível verificar não apenas os pontos fortes da sua estratégia como também, os pontos falhos e com isso, adotar medidas para saná-las. A escolha da métrica ideal para o seu negócio irá depender de quais objetivos esperam-se ser alcançados essa decisão, deve estar previamente determinada no seu planejamento de Marketing de Conteúdo.
A maior vantagem do Marketing Digital sobre as outras mídias é que nele é possível acompanhar os KPIs em tempo real e alterar estratégias rapidamente para evitar grandes perdas. Coisa que você não consegue fazer em um comercial de TV, por exemplo.
Além disso, é possível rastrear todos os passos de um visitante, saber exatamente quantas oportunidades de negócio foram geradas com um conteúdo, quais canais estão gerando mais leads, é possivel saber exatamente qual retorno a estratégia de Marketing de Conteúdo está trazendo para o seu negócio.
Cada métrica tem uma frequência ideal de mensuração. Algumas são diárias, algumas semanais e tem métricas, até mesmo, semestrais.
Para saber a frequência ideal de acompanhamento, é preciso conhecer bem cada uma delas e descobrir o tempo de coleta de dados ideal para obter relevância estatística.
Nossa equipe tem todos esses dados e sempre manterá um feedback com essas informações que é relevante para o seu negócio