Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Marketing de Conteúdo, em geral, é um trabalho em três etapas: planejamento, execução e mensuração. Vamos falar a seguir e como trabalhamos

Planejamentos

  • Qual o objetivo do seu conteúdo?
  • Onde ele será disponibilizado?
  • Como você irá mensurar os resultados?
    Essas são algumas das perguntas chaves que nossa equipe prepara durante a criação da estratégia de Marketing de Conteúdo. A falta da realização desse planejamento é o principal motivo pelo qual muitas empresas não conseguem obter os resultados que o Marketing de Conteúdo pode proporcionar.

Basicamente a etapa de planejamento tem inicio com a definição dos objetivos da sua estratégia que podem variar desde a necessidade de gerar mais vendas até a de mais engajamento.

Com base nesses objetivos, deverão ser selecionadas as métricas capazes de mensurar os resultados que serão obtidos ao longo da sua estratégia. Após a escolha desses aspectos, será necessário definir o público-alvo que o conteúdo pretende atingir para assim, selecionar os ambientes digitais nos quais os conteúdos serão disseminados.

Marketing de Conteúdo vai muito além de escrever. Na verdade, essa é a menor parte. Antes é necessário definir objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar.

O planejamento é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.

É o momento em que você deixa claro os resultados que deseja obter com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, o caminho que vai traçar para chegar lá e como mensurará o seu progresso.

Produzir conteúdo sem planejamento é como fazer uma viagem de carro sem um GPS — você pode até se divertir no caminho (principalmente se tiver um carrão), mas provavelmente acabará perdido no meio do nada com um pneu furado.

É por isso que, na etapa de planejamento, nós definimos todos os passos da estratégia de Marketing de Conteúdo do seu negócio.

Execução

É durante a execução que será colocado em prática todos os aspectos que foram determinados no planejamento, também é a partir desse momento que serão gerados e distribuídos os conteúdos. Essa é uma das etapas mais amplas da estratégia de Marketing de Conteúdo pois, irá exigir a criação de um fluxo de trabalho, composto por novas rotinas, uso de ferramentas de organização e documentos específicos que manterão a qualidade do trabalho.

Com o planejamento em mãos, é hora de realmente pôr a mão na massa!.

Outro fator importante dessa etapa é a criação do seu blog, sites e redes sociais, locais onde nossa equipe irá depositar todos os conteúdos produzidos. Para obter resultados cada vez mais efetivos, é fundamental que todos os ambientes digitais e layouts sejam escolhidos com base nos objetivos da estratégia de Marketing de Conteúdo

Entenda o que é necessário para colocar a estratégia em prática.

Várias e várias vezes já vimos planos de negócios espetaculares indo por água abaixo no momento em que vão ser executados, por interferência  do cliente sem conhecimento, por esse motivo sempre pedimos para deixar nossa equipe trabalhar e executar as tarefas planejadas

Para evitar que isso ocorra, é fundamental não perder de vista o que foi definido pela nossa equipe na etapa de planejamento em manter a frequência de geração e distribuição de conteúdo.

Entenda também que sua execução deve estar aberta a pequenas mudanças de trajeto em direção ao objetivo final.

Isso pode parecer complicado agora, mas nossa equipe sempre irá conduzir a estratégia mantendo um feedback com você, dessa forma não fica dúvida de tudo que irá executar

Mensuração

Com o conteúdo sendo gerado e disseminado, nos mais variados ambientes digitais, é chegado o momento de mensurar os resultados obtidos através das métricas. Essas ferramentas são extremamente uteis no Marketing de Conteúdo por serem capazes de produzirem informações específicas sobre o comportamento dos usuários podendo revelar desde taxas de abertura de e-mails e cliques em posts até nos índices de rejeição e cancelamento.

É por meio da mensuração que vamos descobrir o que está funcionando e o que não está, e assim fazer as correções de percurso

A partir das informações elaboradas por essas ferramentas é possível verificar não apenas os pontos fortes da sua estratégia como também, os pontos falhos e com isso, adotar medidas para saná-las. A escolha da métrica ideal para o seu negócio irá depender de quais objetivos esperam-se ser alcançados essa decisão, deve estar previamente determinada no seu planejamento de Marketing de Conteúdo.

A maior vantagem do Marketing Digital sobre as outras mídias é que nele é possível acompanhar os KPIs em tempo real e alterar estratégias rapidamente para evitar grandes perdas. Coisa que você não consegue fazer em um comercial de TV, por exemplo.

Além disso, é possível rastrear todos os passos de um visitante, saber exatamente quantas oportunidades de negócio foram geradas com um conteúdo, quais canais estão gerando mais leads, é possivel saber exatamente qual retorno a estratégia de Marketing de Conteúdo está trazendo para o seu negócio.

Cada métrica tem uma frequência ideal de mensuração. Algumas são diárias, algumas semanais e tem métricas, até mesmo, semestrais.

Para saber a frequência ideal de acompanhamento, é preciso conhecer bem cada uma delas e descobrir o tempo de coleta de dados ideal para obter relevância estatística.
Nossa equipe tem todos esses dados e sempre manterá um feedback com essas informações que é relevante para o seu negócio

Geração de Leads

O volume de pessoas que chegam aos conteúdos do topo é alto, mas precisamos colocar essas pessoas para dentro do funil onde podem ser trabalhadas para se tornarem oportunidade.

A esse processo de colocá-las dentro do funil damos o nome de geração de leads.

Leads são pessoas que demonstraram interesse pelo seu conteúdo a ponto de oferecer informações como e-mail e telefone em troca dele.

Elas são importantes para uma estratégia de Marketing de Conteúdo porque, a partir do momento em que você tem informações sobre uma pessoa, pode enviar conteúdo personalizado para fazê-la andar no funil mais rapidamente.

A maneira mais efetiva de gerar leads é criando pontos de conversão no seu blog. Esses pontos podem ser formulários, onde o visitante cadastra seu e-mail para receber uma newsletter, por exemplo; ou landing pages, nas quais ele responde a campos personalizados em troca de uma peça de conteúdo específica.

Tudo com o objetivo de construir uma grande base de leads prontas para serem nutridas.

Se você é uma das muitas pessoas que vivem ouvindo falar a respeito dos famosos leads – e deseja entender de uma vez por todas todo o universo que gira em torno dessa magnífica forma de atrair mais clientes para seu negócio, entre em contato com a nossa equipe que iremos explicar em detalhe como funciona  🙂

Sempre que alguma pessoa de fora do universo do marketing pergunta como é possível gerar leads (mais clientes), ninguém pode simplesmente responder que é através da criação de conteúdo relevante para sites e blogs, pois existe uma estratégia extremamente abrangente por trás disso.

Sem contar que as pessoas mais desentendidas ficariam perdidas com uma resposta tão simples e vaga.

Em vez disso, a melhor maneira de responder a essa pergunta seria apenas dar ênfase às inúmeras maneiras originais que bons profissionais utilizam para atrair as pessoas para o seu negócio.

Trata-se de um processo onde essas boas empresas entregam aos possíveis clientes aquilo que eles realmente querem e precisam, despertando assim o interesse de cada um, na intenção de que eles façam parte do dia a dia delas.

De maneira bem simples, este é exatamente o processo de geração de leads.

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